Trabalhos de Grupo
Escolha dos colegas
Um grupo equilibrado não deverá ultrapassar os cinco elementos, de forma que todos possam participar ativamente nas discussões e decisões. Há quem sugira os três elementos como número ideal para a composição de um grupo de trabalho.
A realização do trabalho
Definir objetivos
Para que o trabalho possa ser realizado com êxito é necessário que o grupo estabeleça objetivos claros e precisos, que sejam compreendidos e aceites por todos os elementos. Se necessário, esta clarificação de objetivos deverá ser feita com o auxílio do professor.
Distribuir tarefas
As tarefas podem ser distribuídas de diversas formas:
-
Cada elemento seleciona um aspeto de trabalho que deseja realizar;
-
Os elementos discutem e decidem, por consenso, a divisão do trabalho;
-
O grupo decide aceitar as orientações do líder.
Tanto os objetivos, como as tarefas devem ficar escritas e assinadas por todos os membros do grupo para que exista uma responsabilização pessoal pelo seu cumprimento.
Estabelecer regras
O equilíbrio do grupo exige regras. Estas deverão constar sobretudo do modo de funcionamento e dos prazos a cumprir, não devendo tolerar-se a fuga às regras estabelecidas por consenso.
Relações Humanas
É muito importante cuidar das relações humanas, na aula ou fora dela, já que as boas relações interpessoais favorecem a confiança mútua, a cooperação e a produtividade do trabalho.
No grupo, o diálogo é a única forma correta de ultrapassar conflitos. As principais regras para a convivência são:
-
Escutar os outros, sem os interromper desnecessariamente;
-
Ter auto domínio, controlando os impulsos momentâneos;
-
Ser tolerante, compreendendo as limitações alheias;
-
Corrigir sem ofender, manifestando as nossas divergências com tacto e delicadeza;
-
Oferecer elogios, salientando os aspetos positivos do trabalho dos outros;
-
Usar o bom humor, acalmando e descontraindo o ambiente, nos momentos de tensão.
O êxito dos grupos
Os grupos bem sucedidos favorecem o rendimento inteletual, já que este é favorecido pelos acordos de cooperação entre pessoas, que se estimulam mutuamente. O simples debate de ideias e a reflexão em grupo fazem progredir melhor a aprendizagem.
O trabalho em grupo favorece também a formação da personalidade, já que a colaboração solidária previne o individualismo e o excesso de competitividade. Além disso, o trabalho em grupo é cada vez mais importante para a vida profissional, já que os grandes projetos e realizações (mesmo no domínio da investigação) são levados a cabo por equipas multidisciplinares.